O Instituto Nacional de Advocacia – INAD, associação que atua em prol dos Advogados associados e dos interesses difusos da sociedade, no cumprimento de seu dever institucional, vem, através desta nota, apoiar o ato da Subprocuradora-Geral da República, Dra. Lindôra Maria Araújo, que está lutando contra a corrupção que desaguou na delação feita pelo Empresário José Carlos Reis Lavouras.

O INAD entende que os fatos delatados devem ser investigados para que seja descoberta a verdade relacionada às questões de propina envolvendo Desembargadores do Rio de Janeiro e, entre outros, o Presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz, citado como tendo recebido o pagamento de R$ 90.000,00 (noventa mil reais) em espécie destinados à sua campanha de reeleição na OAB/RJ, no ano de 2015. Tal fato precisa ser apurado, uma vez que não é a primeira vez que o nome do Presidente da OAB Nacional foi citado.

Na delação feita pelo Empresário Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomercio, o Dr. Felipe Santa Cruz também foi citado como tendo recebido valores para a sua campanha à reeleição da OAB-RJ. Entendemos ainda a importância das investigações dos membros do Judiciário, uma vez que devemos exaltar sempre os bons Juízes e Julgadores. Aqueles que agem em desconformidade com a lei devem pagar o preço de seus atos ilegais.

Sabemos que a colaboração premiada é um meio de obtenção de provas sustentada na cooperação de pessoa suspeita de envolvimento nos fatos investigados. Porém, é certo que, para que haja a delação, deve haver pelo menos uma contribuição efetiva para a coleta de provas tendentes a confirmar as revelações.

Esta nota, por fim, parabeniza e exalta o trabalho da Dra. Lindôra Maria Araújo, Subprocuradora-Geral da República, que vem travando ampla batalha contra o mal que acomete o país, que e é a corrupção institucionalizada, mostrando que o Ministério Público Federal é efetivamente um dos órgãos mais importantes do Brasil na luta contra aqueles que insistem em usar de suas posições ou cargos políticos para fins ilícitos.

República Federativa do Brasil, 14 de Abril de 2021.

RODRIGO SALGADO MARTINS
Presidente

PIERRE LOURENÇO
Diretor Jurídico